Séries

Séries que lacram tudo quebrando a quarta parede!

6 de maio de 2016

Inhai gente linda, tudo bem com vocês? Sabe quando um personagem para o que tá fazendo para conversar com o espectador? Vocês gostam quando essa interação acontece? É um recurso muito usado no meio do cinema e da televisão conhecido como a quebra da quarta parede. Vem desde os primórdios da Idade Média quando os atores saltimbancos usavam uma parede imaginária e vivam só naquele mundinho, como o que acontece com os mímicos.

mimico-quarta-parede

Então para interagir com o público, as peças teatrais resolveram quebrar essa parede e é chamada de quarta por causa dos quatro lados do palco (primeira – esquerda, segunda – direita, terceira – costas e exatamente a quarta- frente), ou seja, o recurso usa o face-a-face com a audiência e interage com ela.

exemplo-sistematico-da-quebra-quarta-parede

Pensando nisso, resolvi fazer uma pequena listinha, sim a famosa listinha do blog, pra mostrar pra vocês que as séries usam muito o recurso da quebra da quarta parede para mostrar proximidade com seu público.

Um personagem que quebra da quarta parede sabe da sua existência na trama e tem pleno conhecimento que ele é apenas um personagem. Justamente no momento que ele passa a saber do papel que ele exerce na história, o personagem, em sua maioria, usa o humor e a ironia para brincar com a sua condição.

No episódio do wipping angels de Doctor Who com o David Tennant como o décimo doctor, a parede é quebrada falsamente. Oi? Como assim? É simples, o doctor está conversando com o telespectador, o que configura a quebra, mas ele está fazendo isso pra interagir com outro personagem do futuro, logo, entendo como falsa quebra.

doctor-who-falsa-quebra-da-quarta-parede

Gostaram desse novo tipo de edição? Deixem aqui nos comentários o que pode melhorar tanto no site como no canal, adoro receber qualquer tipo de feedback!!! E dessa listinha, tem alguma série que vocês não concordam? Tem mais alguma que deveria entrar? Vamos trocar ideias!!!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply