Assuntos Sérios

Pelo direito de viajar sozinha!!!

7 de março de 2016

Inhai queridas e queridos, tudo bem? O post de hoje vai ser bem sério porque infelizmente a alguns dias atrás, duas argentinas foram assassinadas no Equador enquanto viajavam sozinhas! Bem, quem começou a ler já vai ficar se questionando: Ué, mas se foram duas como poderiam estar sozinhas? Isso mesmo! As mídias equatoriana e argentina divulgaram a morte das jovens enfatizando que elas não estavam acompanhadas. Mas ai eu me pergunto: essa galera sabe contar? Porque uma estava fazendo companhia a outra, então por qual razão tem gente dizendo isso? Pelo simples fato do machismo ainda ser tão enraizado ao redor do mundo todo.

Pra quem não está entendendo o que estou escrevendo, deixa eu fazer um pequeno resumo pra vocês: Maria José Coni, de 22 anos, e Marina Menegazzo, de 21, fizeram um mochilão pela América do Sul. No dia 22 de fevereiro as duas foram dadas como desaparecidas em Montañita, no Equador. Tudo aconteceu porque ambas foram assaltadas e sem dinheiro para se hospedar em um hotel ou hostel ou pousada, aceitaram passar uma noite na casa de um desconhecido que parecia ser amigável. E no dia 28 do mesmo mês, o Ministro do Interior do país, José Serrano, anunciou que as ambas foram encontradas mortas e que dois suspeitos pelo crime tinham sido detidos. De acordo com Alberto Segundo Mina Ponce, de 33 anos, que confessou  ter matado Maria José com um golpe na cabeça após tentar abusar dela, acusou Aurelio Eduardo Rodríguez, de 39, de matar Marina com uma facada.

jovens-viajam-sozinhas

Essas mortes além de deixar qualquer ser humano mega entristecido, abre uma porta enorme para o feminismo. Siiim, também estou falando sobre isso sim, porque estamos no século XXI e ainda sim vemos nos jornais mulheres sendo estupradas e mortas e uma sociedade dizendo ok pelo simples fato delas estarem andando na rua até tarde, ou por usarem minissaias, ou porque mulheres pedem para serem agredidas. Não sou feminista radical e nem tenho nada contra quem seja, para mim o feminismo luta por direitos iguais aos dos homens, de trabalhar e receber o mesmo salário, de poder sair na noite e beijar quantos quiser sem ser tachada de “puta” ou de “vadia”, de poder sair na rua com vestido curto sem ficar na neura de que está sendo perseguida. Sou a favor da liberação do aborto, a favor das roupas curtas, a favor de pegar quem quiser e onde quiser, na verdade, eu defendo o direito de você fazer o que quiser com o seu corpo, seja fazer tatuagem e colocar piercing, ter um filho ou abortar, usar roupa longa ou curta ou sensual, se depilar todinha ou deixar all hairy, no estilo Claúdia Ohana, sabe por que? Porque o corpo é seu, você é dona dele, é seu direito permitir o que é feito dele.

feminismo-viajar-sozinha

Em quase todas as minhas viagens, eu viajei sozinha. Mas estava sozinha mesmo, eu e eu mesmo e não de sozinha porque estava sem a cia de um homem ao meu lado. E somente na Red Light Street, em Amsterdam, eu fiquei com medinho, sabe, afinal de contas, eu estava andando só pela famosa rua das prostitutas e alguém poderia mexer comigo por ser mulher, por ser brasileira e o pior de tudo, pelo simples fato de estar desacompanhada. E eu não deveria me sentir assim, primeiro porque a Holanda tem um dos menores índices de assassinatos, segundo porque vivemos numa sociedade mais estudada onde todos, sem exceção, deveriam entender que não é porque você está solteira, está sozinha, está com poucas roupas e por ai vai que você mereça ser violentada. Essa mentalidade machista e preconceituosa de que mulher não pode viajar sozinha tem feito mais mulheres pesquisarem em fóruns de viagens quais os destinos mais seguros e quais as dicas para viajantes que vão se aventurar sozinhas.

No Facebook, uma estudante paraguaia escreveu uma carta em primeira pessoa que dá voz as duas jovens assassinadas e faço questão de mostrar pelo menos um trecho:

“Mas pior que a morte foi a humilhação que veio depois. Do momento em que resgataram meu corpo inerte, ninguém se perguntou onde estava o filho da puta que acabou com meus sonhos, minhas esperanças, minha vida. Não, mas começaram a me pergunta coisas inúteis. A mim, imaginem, uma morta, que não pode falar nem se defender.
‘Que roupa vestia?’
‘Por que estava sozinha?’
‘Como uma mulher viaja sem companhia?’
‘Se enfiou em um bairro perigoso. O que você esperava?’

[…]

Só morta fui entender que, para o mundo, morrer foi minha culpa. Por ser mulher, é minimizado (o crime). Porque claro, fui eu quem buscou. Fazendo o que eu queria, tive o merecido por não ser submissa.”

A indignação não é só minha, é de toda mulher! Não é só de uma viajante, mas de todas as pessoas que se aventuram por esse mundão afora perseguindo seus sonhos! No Twitter, a hashtag #viajosola (em português #viajosozinha) ganhou popularidade e deu voz a milhares de mulheres que defendem o direito de viajar sozinha. Eu, assim como muitas, faço parte dessa campanha e me solidarizo com a causa. E para aqueles que ficam de mimimi, o que aconteceu com essas duas jovens é uma das razões pelo qual o feminismo existe. Em pleno século XXI, não é possível que ainda exista gente que ache que mulheres não mereçam ser respeitadas.

Eu sei que tem muito tempo que não escrevia sobre um assunto sério e sei também que não é uma categoria muito acessada aqui no blog, mas eu enquanto mulher, enquanto turista, enquanto mochileira e viajante e principalmente, enquanto ser humano, não poderia de deixar de escrever sobre o direito de viajar sozinha!

Assinatura Natalia Wilde

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply casa rural para grupos en valencia 12 de abril de 2016 at 12:52

    Hace pocos dias he comenzado un blogg, la información de tu web me proporciona mucha ayuda. Gracias por todo tu tiempo y trabajo.

    Saludos

    casa rural para grupos en valencia http://www.casaruralantiga.com/casa-rural-para-grupos-valencia

    • nattydeoliveira
      Reply nattydeoliveira 14 de abril de 2016 at 22:45

      Gracias por tu palabras, buena suerte em tu blog!

  • Reply Madie 1 de maio de 2016 at 23:39

    It’s an awesome post designed for all the web viewers; they will obtain advantage from it I am sure.

  • nattydeoliveira
    Reply nattydeoliveira 28 de maio de 2016 at 00:32

    Thank you for your kind words!

  • Leave a Reply