Viagens

Com a mudança de validade no passaporte brasileiro, o preço aumenta para quase o dobro!

19 de julho de 2015

Olá queridas e queridos leitores, tudo bem? Aproveitando bastante o domingo? Espero que sim!!! Quem quer viajar para fora do Brasil e ainda não tem passaporte ou está para expirar pelos próximos 6 meses, vai ter duas grandes surpresas. A primeira eu já tinha escrito aqui no blog, que foi a mudança da validade de 5 para 10 anos e a segunda noticiada no início da semana, foi o preço.

Como vocês podem ver, o visual mudou bastante, mas isso não foi tudo. De acordo com a Polícia Federal, como o prazo de validade foi estendido, “novos itens de segurança tiveram que ser implementados como a adoção do padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte.

Mudanças no passaporte

O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento. O Brasil agora faz parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior, além de proporcionar maior segurança aos viajantes brasileiros.”

E vocês acham que as novidades acabaram por ai? Não mesmo!!! Agora a Filiação (onde contém o nome do pai e o da mãe), passa a ser impressa na página de dados e também a autorização de viagem, que permite que a criança viaje sozinha ou com apenas um dos pais ou responsáveis legais.

Como disse no início do post, o preço do passaporte brasileiro mudou, então é preciso incluir mais essa despesa na contabilidade de sua viagem. O que antes era R$156,07, a partir do dia 6 de julho passou a ser R$257,25. Para quem tem o passaporte antigo nada muda até a data de sua expiração e muito menos a forma como é requerido o passaporte, como vocês podem ver aqui.

Um beijo dessa que vos escreve,

IMG_1722

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply ✈️ Guia do Itinerante – Como planejar uma viagem? | Me Identifiquei 16 de outubro de 2015 at 17:30

    […] 5 – Validade do Passaporte: o antigo passaporte brasileiro tinha validade de 5 anos, mas desde o meio desse ano, houveram algumas alterações no modelo e em sua validade que agora passa a ser de 10 anos, para saber mais, clique aqui […]

  • Leave a Reply